terça-feira, junho 12, 2007

Colóquio: Imigrantes e Interculturalidade

No âmbito das actividades dos Cursos de Especialização e Mestrado em Associativismo e Animação Sócio-Cultural da Universidade do Minho no próximo dia 15 de Junho de 2007 realiza-se em Braga o Colóquio "Imigrantes e Interculturalidade". Na presente iniciativa António Sousa Fernandes (professor do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho) apresentará o livro Tender Puentes, Abrir Caminos, de Diana de Vallescar, e realizar-se-á uma conferência dedicada ao tema "De Inmigrantes a Ciudadanos", com Margarita García O'Meany, investigadora da Fundación Migra-Studium (Barcelona).

15 de Junho de 2007, 15.00hAuditório do Instituto de Estudos da CriançaCampus de Gualtar (Braga)Entrada livre

Apresentação

"As migrações fazem-nos lembrar que a diversidade ou "o plural" deixou de ser algo provisório ou evitável nas nossas sociedades, culturas e religiões. De facto, a diversidade tem estado sempre presente, mas escondida. No entanto, esta nova realidade coloca-nos perante novas situações e perguntas que nos fazem pensar onde está a medida do mundo e do humano. A interculturalidade é uma "estranha forma de vida", que assenta em caminhos de "ida e volta", é uma opção aberta, contínua e sempre inacabada, que torna próximas as pessoas distantes.
Este colóquio reúne pessoas de origem cultural (portuguesa, angolana, espanhola, salvadorenha) e profissional diversa que trabalham e experienciam directamente a realidade das pessoas imigrantes, em associações de Braga e Barcelona. Apresenta também o livro: Tender Puentes, Abrir Caminos. Multiculturalidade e vida consagrada, resultado do trabalho-reflexão desenvolvida em seminários, ateliers, conferências, encontros realizados nos diferentes países com pessoas de diversas origens sócio-culturais e religiosas. Finaliza com uma conferência que ajuda a perceber esse processo pelo qual a pessoa deixa de ser imigrante e passa a tornar-se cidadã."

Sem comentários: