quinta-feira, setembro 30, 2004

DiverCidades – InterCidades

A Fundação Friedrich Ebert e a Universidade Lusófona, em colaboração com as associações "Zeitpfeil" (Potsdam) e "Unidos de Cabo Verde" (Amadora), vão promover nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, das 10.00 às 19.00 horas, uma Conferência Internacional subordinada ao tema:

«DIVERCIDADES»
MODOS DE VIDA, ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E POLÍTICA NAS CIDADES EUROPEIAS.

A Conferência terá lugar na:
Universidade Lusófona,
Sala "Agostinho da Silva",
Av. do Campo Grande, 376 (Lisboa).

Académicos, políticos e responsáveis de instituições públicas e privadas de vários países (França, Reino Unido, Países Baixos, Portugal e Alemanha) discutirão questões relacionadas com a diversidade da vida urbana contemporânea e reflectirão sobre a sua organização de forma produtiva.
Não se trata de um debate convencional, na medida em que existirá um diálogo inter-cultural e inter-geracional, no qual intervêm jovens de diferentes origens étnicas vindos de várias cidades europeias (Londres, Newcastle, Paris, Roterdão, Lisboa, Amadora e Berlim). Estes jovens estarão em Lisboa no quadro de um encontro que culmina com a Conferência.

Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios do Rio de Janeiro

Prezados companheiros e companheiras da lista Multiculturais. Gostaria de apresentar a vocês a lista de notícias do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios do Rio de Janeiro (NIEM-RJ), que reune professores, pesquisadores, estudantes do tema das migrações e da interculturalidade, divulgando notícias, eventos, publicações e incentivando contatos entre pesquisadores. O Núcleo localiza-se na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mas abriga profissionais e estudantes também de outras instituições.

Nossa lista tem quatro anos e possui atualmente 280 associados, a maioria no Brasil mas também na Europa (inclusive Portugal) e países da América Latina. As mensagens são em português, mas com inclusão de notícias também em outros idiomas (principalmente inglês e espanhol, mas ocasionalmente também francês e italiano)

Nosso arquivo de mensagens está no endereço eletrônico http://br.groups.yahoo.com/group/niem_rj/. A lista pode também ser assinada através do envio de mensagem para niem_rj-subscribe@yahoogrupos.com.br.

Atenciosamente,
Helion Póvoa Neto
Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios do Rio de Janeiro (NIEM-RJ)

quarta-feira, setembro 08, 2004

Pós-Graduação (on line)

Universidade Aberta

Coordenação
Prof.ª Doutora Maria Ivone Gaspar
Prof.ª Doutora Maria Luísa Lebres-Aires

Objectivo principal
Actualização de conhecimentos com relevância em domínios científicos da área das Ciências da Educação; Cultivo de uma atitude de questionamento adequado que lhe permita a abertura à área de especialização em educação.

Candidaturas
O período de candidaturas decorre entre 20 de Setembro e 8 de Outubro de 2004.

Início do Curso
O curso inicia-se em 27 de Novembro de 2004 (sessão presencial) e termina em 04 de Julho de 2005

Informações e Inscrições
DEPARTAMENTO de CIÊNCIAS da EDUCAÇÃO
Dra. Cidália Marques/Tel. 21 3916350/Fax: 21 3969293
e-mail: dce@univ-ab.pt